terça-feira, 3 de março de 2009

Droga mata em Portugal


Portugal é um dos países europeus onde o consumo de drogas causou mais mortes em 2005, além de ser onde se regista a maior incidência de Sida e VIH entre os consumidores de droga injectável.Uma elevada taxa de mortalidade entre os consumidores em 2005 e uma igualmente alta percentagem de infecções com Sida e VIH no conjunto de consumidores de drogas injectáveis são os pontos negros do relatório.
Cannabis estabiliza, cocaína aumenta
Enquanto o consumo de heroína e de droga injectada se tornam menos comuns, o uso de 'cannabis' poderá estar a estabilizar, após um período de crescimento constante, apontam os dados do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência. Quase um quarto da população adulta da UE - cerca de 70 milhões de pessoas - experimentou a 'cannabis', e cerca de 7% (23 milhões) consumiram-na no último ano. Entre os mais jovens, o valor sobe para os 13%. Entretanto, três milhões de adultos europeus (1% da população) usam esta droga diariamente. Calcula-se que o número de pessoas que procurou tratamento devido ao consumo problemático de 'cannabis' tenha quase triplicado entre 1999 e 2005 (de 15 mil para 43 mil utentes). Esta é por isso uma das prioridades da agência da UE de informação sobre droga, que dirige a sua atenção para a análise do mercado e produção de 'cannabis'. Já a cocaína está novamente em crescimento, sendo a segunda droga ilegal mais popular na Europa, a seguir à 'cannabis'. 4,5 milhões de europeus entre os 16 e 64 anos terão consumido esta droga, contra os 3,5 milhões referenciados no relatório de 2006.
O outro lado - o positivo - está o facto de Portugal pertencer ao grupo de países com boas práticas na fiscalização da condução sob efeito de drogas e por ter centros de tratamento de toxicodependência destinados especificamente a jovens, aponta o mesmo documento. Elaborado pelo Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência sobre o problema da droga na União Europeia é hoje divulgado em Bruxelas. Capítulos individuais dedicados a drogas específicas revelam a situação europeia no que toca à prevalência e padrões de consumo, oferta e disponibilidade, tratamento e outras intervenções, sendo complementados por análises relativas a tendências novas e emergentes no consumo de drogas; políticas e legislações; resposta aos problemas de consumo de droga; doenças infecto-contagiosas e mortes relacionadas com o consumo de droga. Além dos 27 Estados-membros, também a Noruega e a Turquia integram este relatório anual sobre a Evolução do Fenómeno da Droga na Europa. Disponível em 23 línguas (21 da UE, norueguês e turco), inclui ainda três documentos em inglês dedicados a temas específicos como "Drogas e a condução", "Consumo de drogas entre os menores de 15 anos e problemas associados" e o"Impacto do consumo de cocaína e cocaína crack (fumável) na saúde pública".

Sem comentários:

Enviar um comentário