terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Drogas pertubadoras !!

As drogas perturbadoras são aquelas relacionadas à produção de quadros de alucinação, geralmente de natureza visual. Fazem com que o cérebro passe a funcionar de maneira perturbada.



CANNABIS: MACONHA E HAXIXEA :cannabis é a droga mais consumida no mundo. Apesar de ser tratada muitas ve-zes como uma droga mais leve, o uso da maconha pode ser bem mais arriscado do que parece. A cannabis está cada vez mais potente – e com isso há mais riscos de dependência.
Maconha é o nome dado no Brasil à cannabis sativa em erva, também conhecida como marihuana. Da compressão das flores da Cannabis Sativa também se obtém a resina chamada haxixe. Os efeitos são parecidos com os da maconha, só que mais fortes.O princípio ativo da cannabis é o THC, que causa perturbação no funcionamento do cérebro, muda a noção de tempo e do espaço,
prejudica a coordenação motora e a capacidade de atenção e memória. Os olhos tendem a ficar vermelhos, a saliva diminui, algumas pessoas sentem angústia, taquicardia,
ansiedade e tremedeira. O uso intenso e contínuo pode provocar falta de motivação. Apesar de muita gente achar que a maconha não vicia, com o aumento da potência da droga ao longo dos anos, novos estudos mostram que está cada vez mais difícil abandonar seu uso.
Nota : ~ As drogas, na antigüidade, estiveram presentes em rituais de diversas culturas. Os tipos de drogas usadas, os rituais e o significado do consumo variam a cada fase da história.


AYAHUASCA
A ayahuasca é uma bebida preparada com duas plantas alucinógenas, caapi e chacrona, normalmente usadas em rituais religiosos como uma "porta" para a transcendência. Entre seus efeitos estão: dilatação das pupilas, suor excessivo, taquicardia, náusea e vômitos. Pode causar acessos de pânico e delírios de grandeza e perseguição.
ANTICOLINÉRGICOS
Os anticolinérgicos são drogas que podem ser produzidas em laboratório e usadas como medicamentos no tratamento de algumas doenças, como o Mal de Parkinson. Podem ainda ser provenientes de plantas como a saia branca, a trombeteira e a zabumba.
Entre os efeitos estão alucinações e delírios, sendo comum a sensação de perseguição. A pupila dilata, a boca seca e o coração pode disparar. Há o risco de convulsões, com o aumento da temperatura corporal.
Os efeitos são bastante intensos, podendo durar vários dias.
ÁCIDO
O LSD – ou ácido lisérgico – é uma subs-tância sintética, produzida em laboratório. É usado habitualmente por via oral, em forma de pequenos "selos", mas também pode ser misturado com tabaco e fumado.
Pequenas doses já produzem efeitos intensos, que costumam durar de 4 a 12 horas. Pode causar euforia, excitação, sensação de bem-estar e tranqüilidade ("boa viagem") ou depressão, sensação de pânico, enjôos e tremores ("viagem ruim" ou bad trip).
Sob o efeito da droga, o usuário pode perder a noção de riscos e cometer atos impulsivos ou envolver-se em atividades perigosas sem perceber o que está fazendo. Delírios de perseguição e grandeza também são comuns. Em alguns casos, o usuário pode voltar a ter alucinações semanas ou meses depois de ter consumido a droga.
Nota : ~
O uso de drogas injetáveis está entre as principais causas da infecção por HIV/Aids na América Latina.Fonte: Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), do qual o UNODC é co-patrocinador.




1 comentário:

  1. Mt bom , me ajudou bastante com o meu trabalho , já estava louca aqui achando que ia perder o ponto do trabalho , minha amiga procurou em tudo sobre drogas pertubadoras e não achou , aí eu por milagre entrei aqui e achei , mt obrigada mesmo , me fez ganhar 30 pontos em ciências !
    vlw :D

    ResponderEliminar